Parceiros

Os 6 eixos: Integre o lado sombra do seu signo

Assim como na medicina chinesa, que é necessário integrar o yang com o yin, a astrologia também trabalha com o equilíbrio das forças opostas.

A ideia dos 6 eixos é de integrar as QUALIDADES  do nosso signo oposto. Assim como a luz solar que divide a terra em uma face iluminada e outra sombria, nosso mapa natal também se divide entre uma face iluminada e outra sombria. 

Grande estudiosa da astrologia, Emma Costet de Mascheville, que escreveu o livro Luz e Sombra, diz que a sombra não existe por si mesma, mas apenas como ausência de luz ou de consciência. Portanto, o princípio é iluminar o lado sombra, integrando a polaridade. O astrólogo Ricardo Lindemann, em seu livro A Ciência da Astrologia e as Escolas de Ministérios, diz que “todas as verdades são meias verdades, todos os paradoxos podem ser reconciliados”.  Logo, estamos diante de aprender com nosso oposto para integrar qualidades que possam nos equilibrar.

 Entender as polaridades ajuda a religar o nosso lado sombra, indo ao encontro do nosso propósito de uma vida mais prazerosa, amorosa e feliz. Afinal, o desafio da transformação está diante de nós, mas precisamos aceitar esse desafio. 

 Áries/Libra

 Os arianos são aquela força da natureza que abre caminhos, gostam de usar a espada, mas aprenderam ao longo da vida que não podem sempre lutar sem medir (libra) as consequências, além de que sua verdade precisa levar em consideração o direito dos outros (libra). Por outro lado, libra precisa aprender a dizer não, deve aprender a impôr-se e a agir, conforme a sua vontade. Áries representa o espírito urgente, empreendedor, pioneiro,  aventureiro, corajoso, odeia a restrição e ama a liberdade. Acontece que essa personalidade franca e direta acaba criando atritos. E esses atritos vem exatamente da falta de integrar as virtudes de libra como a diplomacia, refinamento, idealismo e capacidade de  pacificar um conflito. Por outro lado, libra precisa a aprender com a áries a vencer a indecisão e de não se deixar ser influenciável pela opinião do outro. Libra  pode se envolver em conflitos sem nem ao menos saber como se meteu - mas por sua profunda falta de impôr-se de forma clara, de querer sempre se harmonizar com todos. Portanto, peca por sua omissão, em nome de não desagradar. Existe a hora de saber se impor como áries, a hora de saber ceder como libra, e a hora de se impor e a hora de pacificar. Através do amor, libra  pode acalma a impulsividade de áries.

 Touro/Escorpião

Touro - um signo de terra  - busca preservar e conservar, enquanto escorpião - um signo de água - busca transformar e renascer. Touro fica muito bem na sombra com água fresca e boa comida, estático, sem que nada mude. Escorpião tem uma força força oposta à touro, ele é caracterizado pela necessidade de profundeza, de intensidade nas emoções, de morte e ressurreição - ele transita muito bem nestes dois mundos. Logo, tem um equilíbrio de forças entre conservar e transformar. Escorpião está associado à geração de uma nova vida, uma força criadora passional, a paixão, a transformação da matéria, a sobrevivência da espécie. Enquanto touro está caracterizado à sobrevivência do indivíduo, à proteção da vida, à fecundidade obediente e protetora da matéria, ao amor. O equilíbrio entre amor (touro) e paixão (escorpião) é um dos grandes desafios deste eixo. Touro quer ficar parado, na rotina, ruminando tudo que come pacientemente, já escorpião busca viver perigosamente, intensamente, para se sentir mais vivo. Touro tem medo do desafio da vida, escorpião morre se não viver um desafio que deseja de forma intensa.

 Gêmeos/Sagitário 

A polaridade gêmeos\sagitário é o eixo do conhecimento. Gêmeos traz um conhecimento prático, e sagitário um conhecimento abstrato. Sagitário representa o animal humano em busca do divino, representado pelo centauro (metade homem, metade cavalo), que está muito associado a sabedoria, a religião. Portanto, gêmeos precisa integrar a fé, o divino - afinal um  homem sem fé não tem horizonte de vida. Mas sagitário precisa buscar o questionamento (qualidade geminiana), para que suas crenças não sejam cegas ou radicais. Por outro lado, gêmeos é imediatista, prático, e não busca uma reflexão mais meditativa, como sagitário. Gêmeos precisa aprender a sair da dualidade, a se decidir, e investir a sua energia até o fim numa meta, para que colha os frutos. Sagitário precisa da flexibilidade de gêmeos, porque é propenso ao extremismo, ao exagero e ao radicalismo. Não se preocupa com os detalhes, é regido pelo entusiasmo e por um otimismo cego. Gêmeos representa uma forma livre de pensar, sagitário está ligado às crenças. Para gêmeos pode não existir “nada além da morte”, mas sagitário pergunta, então, se não existe nada além da morte, qual é o sentido da vida?

 Câncer/Capricórnio

 Já, no eixo câncer/capricórnio, temos um caranguejo que fica no mundo dos sonhos, da imaginação (corre o risco de enxergar as coisas piores do que elas são e busca o isolamento), num mundo emocional voltado a cuidar e a proteger. Enquanto o capricórnio é a cabra que sobe no alto de forma planejada e objetiva. Câncer fica no passado, imaginando o futuro, capricórnio é a confiança no visível, no mundo concreto, no hoje, mirando o futuro. Portanto, a ambição calculista do capricórnio, precisa dar espaço para a sensibilidade e a emoção de câncer. Razão e emoção precisam andar juntas, esse é um equilíbrio importante para esse eixo. Câncer representa a emoção, é um signo instável, se nutre através da maternidade e da proteção à família. E capricórnio é o dever, a responsabilidade, a concretização de metas e objetivos, voltando ao trabalho, a realizar. Neste sentido, é necessário um equilíbrio entre a dedicação à família e a dedicação ao trabalho. capricórnio  desconfiado dica distante para analisar com mais segurança, porque ele não quer ser levado pela emoção. Portanto,

 Leão/Aquário

Leão e aquário são dois signos fixos, isso quer dizer que não mudam com facilidade. Neste eixo, encontramos o eixo do exigir (leão) e aquário (dar). Leão quer preservar a ordem estabelecida, a tradição, e o seu direito divino de governar de forma tradicional. Já aquário quer o novo, ele arranca as folhas secas para dar espaço para que o novo brote. Ele traz as ideias novas e criativas. A questão destes opostos é como mudar conservando uma ordem estabelecida. Pois, não há liberdade sem disciplina. Leão, generoso, rege o coração, é um signo confiante. Já aquário, solidário, pioneiro, original, dinâmico, altruísta e precursor do futuro, mas não tem a certeza de êxito. Necessita da confiança do rei leão. Os leoninos se preocupam com o que os outros pensam sobre ele, e busca o reconhecimento, quer ser especial e único. Já aquário não está preocupado em ser especial para o outro, mas quer diferente do grupo.   

 Virgem/Peixes

 Virgem é o amante dos detalhes, do trabalho focado para se sentir útil. Esse excesso de detalhes leva ao aspecto da crítica e do perfeccionismo. A sabedoria do virgem é de ordem prática. Já a sabedoria de peixes é intuitiva. Peixes é compreensível, perdoa e se compadece, se mistura a dor do outro. Assim, peixes precisa aprender com virgem a separar as coisas,  a ser mais pragmático, e virgem, claro, a ser mais sensível com suas críticas.  Virgem é o “ver para crer”, duvida da existência de uma divindade. Já peixes é mais místico, acredita em uma  onipresença divina. Logo, há necessidade de equilíbrio destes opostos - peixes esperando algo do mundo divino e virgem cético da presença divina. Peixes precisa se ancorar na realidade, pois tem facilidade de buscar fugas, prefere se isolar do mundo, viver no seu oceano particular. Enquanto virgem discrimina o que é útil do que é inútil, analisa, discrimina, separa, julga. E essa forma de ser leva a tensões, e, consequentemente, a doenças. Além disso, virgem deveria tentar não julgar o outro, mas buscar o espírito compreensivo do peixes, que apenas entende.

 Texto: Carla Viviane de Oliveira - Astróloga e Jornalista l Parceira ARKAMATRA

Contato: 61-98352-9999

 

Receba notícias da Arkamatra

Arkamatra - Saúde Integral

SCLN 107, Bloco C, Sala 102 A
Asa Norte - 70743-530 
Brasília/DF
(61) 99820-2878 e (61) 99842-7159


©2019 Arkamatra - Saúde Integral. Todos os direitos reservados.