Parceiros

Óleos essenciais antivirais

A aromaterapia pode ser uma aliada da medicina tradicional para a saúde. Inúmeros trabalhos científicos apresentam óleos essenciais capazes de neutralizar vírus e outros agentes patogênicos que causam infecções. 

A aromaterapeuta Alice Ribeiro cita Jean Pierre Willen, autor do livro Óleos Essenciais Antivirais – A Solução Natural Para Lutar Contra as Infecções, para explicar como funcionam os óleos essenciais:  “Os vírus, ao se propagarem no organismo, se camuflam em um envelope semelhante ao da membrana da célula hospedeira, o que os torna indetectáveis pelo sistema imunológico. Alguns óleos essenciais têm a capacidade de destruir esse envelope, fazendo com que possam ser detectados pelo sistema imunológico e destruídos...”.

Ela destaca que os óleos essenciais de Eucalipto Globulus, Tea Tree (Melaleuca) e Alecrim Cineol são potentes antivirais. "Pingar algumas gotinhas desses óleos na gola da blusa antes de sair da casa ou em um lenço de papel dobrado ou chumaço de algodão e inalar alguns minutos, já ajuda a dificultar o contágio", orienta a aromaterapeuta.

Na Índia, o Eucalipto é muito usado para combater doenças contagiosas, assim como tratar a febre. "Por sua propriedade descongestionante, é indicado também para aliviar congestões respiratórias, limpar o muco, aliviar o peso da cabeça, especialmente em períodos de gripes e resfriados", salienta Alice.

Mais alguns óleos essenciais com efeitos antivirais comprovados:  

 Tomilho, Hortelã Pimenta, Cravo *, Canela*, Anis Estrelado e Orégano.

*Atenção: óleos ricos em fenóis, como Cravo e Canela, devem ser usados com muito cuidado, em concentrações máximas de 1%. Não usar puro sobre a pele, podem causar irritação.

Óleos essenciais que fortalecem a imunidade:

Anis Estrelado, Cravo Botão, Eucalipto Glóbulos, Tea Tree, Limão Siciliano, Olíbano, Niaouli, Tomilho e Pinho da Sibéria.

Algumas contraindicações:

Os óleos essenciais Eucalipto Globulus, Hortelã Pimenta e Alecrim não podem ser usados em crianças com menos de 30 meses de idade, em crianças e adultos com histórico de Epilepsia e também por pessoas que estejam em tratamento homeopático (o mentol impede a ação da homeopatia). A maioria dos óleos essenciais são contraindicados para gestantes – consulte sempre um profissional da área.

Importante

- Óleos essenciais não devem ser empregados em quantidades excessivas e é imprescindível que sua utilização seja na forma individualizada, adequada a cada um.

- Os tratamentos devem ser sempre orientados por um (a) Aromaterapeuta.

- O seu uso nunca deve substituir a orientação e o tratamento médico.

A aromaterapeuta Alice Ribeiro atende na Arkamatra. Saiba mais sobre a profissional no Link

Acesse também: Como funciona a Aromaterapia

Receba notícias da Arkamatra

Arkamatra - Saúde Integral

CLN 202, Bloco B, Sala 102
Asa Norte - 70832-525
BRASÍLIA/DF
(61) 99820-2878 e (61) 99842-7159


©2022 Arkamatra - Saúde Integral. Todos os direitos reservados.