Terapias

A Terapia do Sandplay

O Sandplay é um método psicoterapêutico criado pela analista suíça Dora Kalff.  Usado para a objetivação dos conteúdos imagéticos, ele nos fornece um quadro da psique num dado momento e espaço - como uma fotografia tridimensional da psique.

Este método é baseado no trabalho prático, criativo e não–racional, que atinge o nível pré-verbal da psique. Os pacientes criam cenários, dispondo para isso, de uma caixa com areia, água e uma coleção de miniaturas: representações de figuras humanas, animais, construções, árvores, flores, meios de comunicação e de transporte, etc. - uma série de objetos simbólicos com os quais podem dar formas aos conteúdos de seu mundo interno. Dentro desse espaço protegido, o paciente é livre para criar.

A Terapia do Sandplay tem seu embasamento nos postulados da teoria junguiana, podendo ser descrita como um espelho que reflete concretamente aquilo que Jung colocava como central em seu trabalho: o desenvolvimento da consciência, a ativação do conhecimento que todo indivíduo tem de seu potencial psíquico e suas possibilidades de cura. O Sandplay, atuando dentro desta perspectiva, possibilita tanto a cura psicológica, quanto a expansão da consciência.

Texto: Margareth Lury Yoshikawa - Mestre em Psicologia Clínica (Psicossomática e Psicologia Hospitalar)/PUCSP; membro didata do ISST (Internacional Society for Sandplay Therapy), membro fundador do IBTSANDPLAY (Instituto Brasileiro de Terapia do Sandplay) e membro fundador da Imaginareia - estudos e pesquisas em Sandplay.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Receba notícias da Arkamatra

Arkamatra - Saúde Integral

SCLN 107, Bloco C, Sala 102 A
Asa Norte - 70743-530 
Brasília/DF
(61) 99820-2878 e (61) 99842-7159

Latest News


©2019 Arkamatra - Saúde Integral. Todos os direitos reservados.