Terapias

Como funciona a Aromaterapia

O que é Aromaterapia? Segundo a Associação Brasileira de Medicina Complementar (ABMC), a Aromaterapia é uma terapia complementar que utiliza as propriedades dos óleos essenciais extraídos de plantas medicinais.

Quase todas as antigas civilizações, como Egito, China, Índia, Grécia e Roma, fizeram uso de óleos, incensos e perfumes, seja na cosmética ou em rituais. Mas foi no século XX que ocorreu a estruturação da Aromaterapia. Os óleos essenciais têm diversas atividades medicinais e isso permitiu que a Aromaterapia se desenvolvesse como um sistema terapêutico.

O que são óleos essenciais?

Os óleos essenciais são substâncias químicas, concentradas e muito complexas produzidas pelas plantas, podendo ultrapassar 300 componentes químicos dependendo do óleo. São considerados como a "alma" da planta e são obtidos de flores, folhas, frutos e raízes mediante diversas formas de extração. Apesar do termo “óleo”, eles não são necessariamente gordurosos, são líquidos voláteis denominados como óleos por se solubilizarem em fase oleosa e não em água.

Na aromaterapia, os óleos essenciais podem ser utilizados para efeitos psicológicos ou fisiológicos. Os óleos essenciais possuem substâncias que são inaladas e estimulam nossas células nervosas olfativas. Esse estímulo é capaz de desencadear reações como a ativação do sistema límbico. Nele, são processadas as informações vindas dos terminais nervosos conectados ao bulbo olfativo. O sistema límbico está diretamente relacionado aos nossos comportamentos e emoções. O tratamento por meio da Aromaterapia pode ajudar a combater insônia, estresse, ansiedade, dor, depressão, entre outros desequilíbrios e desconfortos.

Muitos remédios da medicina tradicional possuem compostos extraídos de óleos essenciais, como o mentol e a cânfora.

Importante

- Óleos essenciais não devem ser empregados em quantidades excessivas e é imprescindível que sua utilização seja na forma individualizada, adequada a cada um.

- Os tratamentos devem ser sempre orientados por um (a) Aromaterapeuta.

- O seu uso nunca deve substituir a orientação e o tratamento médico.

(O artigo é de autoria da aromaterapeuta Alice Gonçalves Mendes Ribeiro. Saiba mais sobre a profissional no link: Alice)

Referências:

 Aromaterapia e suas aplicações. Patrícia Andrei; Aparecida Peres Del Comune - Centro Universitário S. Camilo, São Paulo, v. 11, n. 4, p. 57-68, 2005.

 Selvarani Vimalanathan, James Hudson. Antiinfluenza virus activity of essential oils and vapors. American Journal of Essential Oils and Natural Products 2014.

 Willem. Jean-Pierre, Óleos Essenciais Antivirais -2018.

 Instituto Laszlo – Instituto Brasileiro de Aromatologia.

 Terra flor Aromaterapia.

 By Sâmia Aromaterapia – Protocolos de Aromaterapia.

 Oshadhy Aromaterapia - Artigos.

Receba notícias da Arkamatra

Arkamatra - Saúde Integral

CLN 202, Bloco B, Sala 102
Asa Norte - 70832-525
BRASÍLIA/DF
(61) 99820-2878 e (61) 99842-7159


©2020 Arkamatra - Saúde Integral. Todos os direitos reservados.